Dicas de Arquitetura para Cozinhas

A cozinha é um dos lugares mais gostosos da casa e bastante frequentado e muitas vezes ela é o coração da casa. Por isso ela precisa de um projeto que possa atender a todas as necessidades de seus frequentadores, levando em consideração o espaço ao qual ela será construída.
Para que se possa ter uma cozinha agradável é preciso que seja pensado muito bem em vários fatores como:  ventilação, circulação, iluminação, tamanho dos utensílios que serão colocados no ambiente, mesa, balcão e etc. Para cada tipo de residência existe uma cozinha que consiga se adequar perfeitamente ao espaço, seja ele grande ou pequena.

Dicas de Arquitetura para Cozinhas

Dicas de Arquitetura para Cozinhas

Distribuindo a Cozinha

Uma dica muito importante é saber como distribuir os principais elementos de uma cozinha que são: refrigerador, pia e fogão. Essa distribuição pode ser feita em formato de triangulo, no caso de uma cozinha quadrada ou retangular, pois assim facilita o acesso de um para o outro. Se a cozinha for em formato linear, como se fosse em um corredor, deve-se atentar para a sequência correta onde temos primeiramente o refrigerador, a pia e em seguida o fogão.
Algumas dicas são muito valiosas na hora de projetar uma cozinha como:

  • Tomar cuidado para não pecar no excesso de altura dos armários dos armários, pois deixa a cozinha parecer um ambiente apertado.
  • Não colocar armários ou prateleiras sobre o refrigerador, pois dificulta o alcance ao fundo. Por mais que exista esse armário, o ideal é que não se coloque utensílios que sejam usados com frequência.
  • Atentar para as medidas de circulação para que possa haver um deslocamento sem maiores dificuldades por quem estiver na área.
  • O tamanho de bancadas devem ter de 86 a 93 cm e se essa bancada for utilizada como mesa, a mesma deve possuir uma altura de 70cm.
  • Os materiais utilizados usados na cozinha devem ser resistentes a umidade e devem ser fáceis e práticas na hora da limpeza.
  •  Outro detalhe muito importante são as quinas sem pontas das prateleiras que ajudam a evitar acidentes.

 

Dicas de Arquitetura para Cozinhas

Revenimento

Os azulejos, as pedras e as pastilhas de vidro, são os tipos de revestimentos mais usados para revestir as paredes de uma cozinha. As pastilhas podem ser colocadas na cozinha toda ou apenas em alguns pontos, podendo criar desenhos e brincar com as cores.
O azulejo é o tipo de revestimento mais comum para revestir cozinhas. Feitos de cerâmica, eles são assentados com argamassa própria e possuem um valor bem em conta por metragem no mercado. Já as pedras são geralmente usada em cozinhas externas. Podemos encontrar também o revestimento em madeira que é considerado o um dos mais glamorosos quando falamos em decoração e usado na cozinha ele torna o ambiente muito aconchegante.
Na hora de ter a cozinha dos sonhos vale considerar muitas ideias antes de partir para o projeto final. Investir em uma arquitetura que faça a diferença no visual de sua casa ou apartamento é muito importante para que você se sinta bem e assim você possa aproveitar os melhores momentos ao lado de sua família e amigos, dentro de sua própria casa.

Contato Arquitetos MK